Comentario:A melhor esquadra acrobatica Nacional.
O Dassault-Dornier Alpha-Jet é um avião ligeiro de
apoio aéreo ofensivo e de instrução, desenvolvido
em conjunto pela empresa aeronáutica francesa
Dassault e pela alemã Dornier-Os primeiros voos da
aeronave decorreram em 1973-O ALPHA-JET é um
caça-bombardeiro subsónico, bilugar que pela sua
concepção apresenta características de
versatilidade que o tornam particularmente adaptado
para a execução de operações de apoio aéreo
ofensivo e de apoio às forças de superfície bem
como para a instrução avançada em aviões de caça e
conversão operacional, podendo utilizar várias
configurações de armamento-A forma como esta
aeronave está equipada confere grande eficácia no
planeamento e execução de missões-O
"Head-up-display" permite ao piloto receber a
informação necessária de vários sistemas sem ter
que desviar a atenção do espaço exterior-Os
computadores de Tiro e Navegação são bastante
precisos e permitem uma grande flexibilidade na
execução das missões de ataque-O ALPHA-JET é
operado pela Esquadra103 da BA11 de Beja
Na década de 1950 existiram, na Força Aérea Portuguesa (FAP), duas patrulhas de demonstração, a Dragões e a São Jorge, que voavam em caças a jato F-84G. Essas patrulhas acabariam por ser desativadas em virtude do início da Guerra do Ultramar e do esforço que a FAP teve que que fazer nos seus diversos teatros de operações.
Depois do fim da Guerra do Ultramar, em 1977 e com o pretexto imediato de representar a FAP no festival aeronáutico comemorativo do Jubileu da Rainha Isabel II é criada a patrulha acrobática Asas de Portugal, por despacho do Chefe de Estado Maior da Força Aérea. A nova patrulha foi criada a partir da patrulha Os Panchos, cujo emblema de fato de voo adoptou, sendo equipada com aviões Cessna T-37.
Depois de 13 anos de actividade, a esquadra é desativada, devido a um acidente durante treinos, que resultou na morte imediata do piloto José Serafim da Encarnação Pinto. Mais tarde averiguou-se que os T-37 estavam com várias fissuras nas longarinas das asas mas que não tinha sido essa a razão conforme foi concluído do inquérito do acidente anos antes, pelo que esta foi imediatamente suspensa e a esquadrilha não voltou a voar. Durante este período os Asas estiveram sempre ligados à Esquadra 102, na Base Aérea de Sintra. Acabaria por vir a ser desativada em 1991.
A patrulha foi reativada, apenas, em 1997, desta vez já equipada com aviões Dassault-Dornier Alpha-Jet, agora na Esquadra 103 sedeada na Base Aérea de Beja. No entanto foi logo desativada no ano seguinte.
Em 2001 foi ativada uma parelha acrobática - mantendo os Alpha-Jet - designada Parelha da Cruz de Cristo.
Em 2005, a partir da Parelha da Cruz de Cristo é, novamente, reativada a patrulha Asas de Portugal.
Em 2010 os Asas de Portugal foram desactivados devido a um acidente ocorrido durante uma passagem a muito baixa altitude